É importante lembrar que os idosos portadores de doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Ou seja, receberão a dose contra gripe comum em um braço e contra a H1N1 em outro.
A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 chega à reta final para os portadores de doenças crônicas, jovens de 20 a 29 anos e menores de dois anos. Quem pertence a um desses grupos deve se vacinar até sábado (8 de maio), pois a partir de segunda- feira (10), terá inicio a vacinação das pessoas de 30 a 39 anos.
A cidade de Ouro Preto vem investindo, consideravelmente, no setor de Esporte nos últimos anos. Por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, são desenvolvidos diversos projetos de estímulo ao setor, tais como Jovens de Ouro, Aprendendo Tênis – Atênis. Além da valorização dos atletas da região com a garantia de locais de treinamento e auxílio financeiro. Neste ano, Ouro Preto será sede do torneio Taça BH de Futebol Júnior, que tem início dia 20 de maio.
Quem representa a cidade, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto, é o time do Progresso Futebol Clube de Cachoeira do Campo. Fundado em 1933, o time trabalha o futebol com crianças a partir de seis anos da categoria Fraldinha até Júnior e conta com uma equipe técnica formada por voluntários da região. A sede do time possui alojamentos e abriga 50 atletas na faixa etária de 14 a 18 anos de toda a região. Além disto, fica a disposição dos jovens assistência médica e odontológica.
Atualmente, o Progresso disputa o processo seletivo do Campeonato Mineiro em três categorias: Infantil, Juvenil e Júnior. O time Júnior se classificou para a segunda fase do Campeonato. Na última edição desse módulo do Campeonato Mineiro em 2009, a categoria Juvenil do Progresso alcançou o terceiro lugar, ficando atrás apenas de Cruzeiro e Atlético Mineiro. O time já lançou atletas para as categorias de base do Cruzeiro, Vitória da Bahia e América Mineiro.
A partir do dia 20 de maio, o Progresso disputa pelo terceiro ano, a Taça BH de Futebol Júnior. A primeira fase se caracteriza por chaves de seis times e apenas dois se classificam para a próxima etapa. Juntamente com o Progresso, fazem parte de umasdas chaves os times Internacional (RS), Curitiba (PR), Vitória (BA), União de Itabirito (MG) e Santa Cruz de Belo Horizonte (MG). Os destaques do Progresso são os atletas André Carneiro e Alan Silva que já estão confirmados para o time base do América Mineiro, após o encerramento da disputa pela Taça BH.
De acordo com nota de sua assessoria de comunicação, a Vale apresentou sólido desempenho no primeiro trimestre de 2010. Isso reflete, principalmente, os esforços para minimização dos custos e a forte recuperação da demanda global por minérios e metais.
Como conseqüência das mudanças estruturais no mercado global de minério de ferro - diz a nota – a Vale chegou a acordos, permanente ou provisórios, com todos os seus clientes de minério de ferro ao redor do mundo para alterar os contratos existentes para preços baseados em índices. A implementação do novo sistema de preços – espera-se – começará a ser refletida no seu desempenho financeiro a partir do segundo semestre/2010.
Há mais de 15 anos, José Tadeu Batista trabalha como produtor de cachaça no distrito de Acuruí, em Itabirito. Em dezembro de 2009, ele ganhou o segundo lugar no 1º Concurso de Cachaça de Minas Gerais, o que trouxe ainda mais visibilidade ao município. “Ganhar este concurso foi muito importante e levar o nome de Itabirito foi um grande motivo de orgulho pra mim. Quero estreitar ainda mais os laços com esta cidade, que me acolheu tão bem!”, diz José Tadeu, que mora em Acuruí, mas é da cidade de Anápolis (GO), e pretende, junto com a prefeitura, levar o nome de Itabirito para outros concursos e eventos sobre cachaça.
A cachaça que representou Itabirito foi a Lucas Batista, na categoria cachaça branca/nova. O concurso de Cachaça de Minas Gerais foi criado pela Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique (Fenaca), em 2009, e Coordenado pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
Participaram 52 empresas, em um total de 64 marcas divididas em três categorias: Premium, Envelhecida/Armazenada e Branca/Nova. O produtor de Itabirito participou também com a Cachaça Acuruy. “O mais importante é que, neste concurso, nós não pagamos nada. Os organizadores compraram as cachaças. O que dá ainda mais credibilidade ao nosso trabalho”, ressalta o produtor.
Cachaças
A cachaça Lucas Batista é engarrafada em vidro com tampa de rosca. A cachaça branca/prata é sem coloração, sem vestígios de madeira e seu aroma frutado é característico devido ao pouco tempo de armazenamento. Muito utilizada no preparo de drinks como a caipirinha.
A cachaça Acuruy é envelhecida em tonéis de Carvalho e engarrafada em vidro com tampa de rosca. O Carvalho é uma das madeiras mais usadas no mundo e indicado para diversos tipos de destilados, como o whisky, run, conhaque e outros. Esta madeira promove a oxidação ideal das bebidas contidas em seu interior. Além disso, um pouco da resina do malte impregnado na madeira e taninos são absorvidos pela cachaça durante o envelhecimento, o que lhe dá a cor dourada e o sabor amaciado.
Para conferir a qualidade da cachaça campeã de Itabirito, ela pode ser encontrada em Acuruí (distrito de Itabirito) e nos melhores restaurantes da região.
As ações do Centro Administrativo de Cachoeira do Campo se empenha na prestação de vários serviços para atender oito distritos
Cachoeira do Campo é o distrito de Ouro Preto que possui o maior número de habitantes e se encontra, geograficamente, entre outro sete distritos (Miguel Burnier, Engenheiro Corrêa, Santo Antônio do Leite, Amarantina, Glaura, Rodrigo Silva e São Bartolomeu). Por isso, foi criado o Centro Administrativo de Cachoeira do Campo para aproximar os serviços públicos dos cidadãos, garantindo-lhes qualidade de vida, mais agilidade nos trabalhos, além de resolubilidade dos problemas cotidianos.
Coordenado por Silvânia Rossi, que também já foi diretora do Orçamento Participativo em Ouro Preto, o Centro Administrativo também acompanha obras como a Praça do Artesão e do novo Terminal de Passageiros local.
Silvânia informa que, devido à crise financeira, no ano passado foi dada prioridade a algumas obras e cita a construção do Posto de Saúde da localidade do Mota, calçamento e esgotamento sanitário em Santo Antonio do Leite, calçamento na rua principal e modernização na rede elétrica em São Bartolomeu, além de várias intervenções em Cachoeira do Campo, dentre outros.
O Centro Administrativo de Cachoeira do Campo fica aberto de segunda a sexta-feira de 7h às 18h da tarde e ainda presta serviços de atendimento ao cidadão no setor de obras públicas como tapa buracos e limpeza, transporte escolar, fiscalização de posturas, emissão de carteiras de identidade, etc. O local ainda abriga uma unidade do Sine para cadastramento de futuros funcionários da Delphi, que será instalada em Cachoeira do Campo, regularização fundiária com profissional da Secretaria de Agropecuária, além da Assistência Judiciária que trabalha com a Vara de Família. “O Centro Administrativo tem se mostrado atuante e procura resolver as questões trazidas pela comunidade” ressaltou Silvânia.
Obras da Praça do Artesão de Cachoeira do Campo
Nesta semana, o vice-prefeito, Dr. Dimas, acompanhado de Silvânia Rossi visitou as futuras instalações da Praça do Artesão e Terminal Rodoviário de Cachoeira do Campo. Ali eles puderam ver de perto como está ficando cada loja e a expectativa de artesãos.
O mestre de Obras da empresa responsável pela construção, Sr. Raimundo Afonso Soares, explica que na próxima segunda começa a ser colocado o telhado. Também na próxima semana um box será montado para visitas e que as pessoas saibam como serão acomodadas as lojas.
A Praça do Artesão terá 36 lojas, central administrativa, banheiros e deve ficar pronta até o final de maio. Após o término desta obras, devem ser iniciados os trabalhos de construção do novo Terminal de Integração de Passageiros.
© 2010 Todos os direitos reservados.