Há mais de 15 anos, José Tadeu Batista trabalha como produtor de cachaça no distrito de Acuruí, em Itabirito. Em dezembro de 2009, ele ganhou o segundo lugar no 1º Concurso de Cachaça de Minas Gerais, o que trouxe ainda mais visibilidade ao município. “Ganhar este concurso foi muito importante e levar o nome de Itabirito foi um grande motivo de orgulho pra mim. Quero estreitar ainda mais os laços com esta cidade, que me acolheu tão bem!”, diz José Tadeu, que mora em Acuruí, mas é da cidade de Anápolis (GO), e pretende, junto com a prefeitura, levar o nome de Itabirito para outros concursos e eventos sobre cachaça.
A cachaça que representou Itabirito foi a Lucas Batista, na categoria cachaça branca/nova. O concurso de Cachaça de Minas Gerais foi criado pela Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique (Fenaca), em 2009, e Coordenado pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
Participaram 52 empresas, em um total de 64 marcas divididas em três categorias: Premium, Envelhecida/Armazenada e Branca/Nova. O produtor de Itabirito participou também com a Cachaça Acuruy. “O mais importante é que, neste concurso, nós não pagamos nada. Os organizadores compraram as cachaças. O que dá ainda mais credibilidade ao nosso trabalho”, ressalta o produtor.
Cachaças
A cachaça Lucas Batista é engarrafada em vidro com tampa de rosca. A cachaça branca/prata é sem coloração, sem vestígios de madeira e seu aroma frutado é característico devido ao pouco tempo de armazenamento. Muito utilizada no preparo de drinks como a caipirinha.
A cachaça Acuruy é envelhecida em tonéis de Carvalho e engarrafada em vidro com tampa de rosca. O Carvalho é uma das madeiras mais usadas no mundo e indicado para diversos tipos de destilados, como o whisky, run, conhaque e outros. Esta madeira promove a oxidação ideal das bebidas contidas em seu interior. Além disso, um pouco da resina do malte impregnado na madeira e taninos são absorvidos pela cachaça durante o envelhecimento, o que lhe dá a cor dourada e o sabor amaciado.
Para conferir a qualidade da cachaça campeã de Itabirito, ela pode ser encontrada em Acuruí (distrito de Itabirito) e nos melhores restaurantes da região.
© 2010 Todos os direitos reservados.